Loading...
RIO POMBA 2019-05-06T14:07:33-03:00

Project Description

RIO POMBA

Rio Pomba surgiu a partir da Freguesia de São Manoel do Pomba, criada por provisão régia de Dom João V, em 16 de fevereiro de 1718. Nos anos de 1750 foi explorada em expedição pelo Capitão Inácio de Andrade e em 25 de dezembro de 1767 tornou-se freguesia. Em 1771, com o nome de Freguesia do Mártir São Manoel dos Sertões do Rio Pomba e Peixe dos Índios Cropós e Croatos, a política eclesial instituiu como colado o Padre Manoel de Jesus Maria, figura importante para a fundação da cidade. Muitas foram as variações toponímicas, mas sua denominação vigente ocorreu em 1948, com a lei nº 336 de 28 de dezembro. A valorização da história garantiu e garante pontos turísticos e culturais preservados. Alguns deles são a Igreja Matriz de São Manoel; o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; o Museu
Histórico de Rio Pomba e a Praça Dr. Último de Carvalho.

Além disso, na cidade viveu Floripes Dornelas de Jesus, a Lola, conhecida por ter vivido durante cerca de 60 anos alimentando-se apenas da comunhão eucarística. Hoje, a casa onde viveu tornou-se local de peregrinação de milhares de fiéis.

Sua economia, com atividades na agropecuária, na indústria e nos serviços, possui indústrias de nutrição animal, confecção de artigos do vestuário e acessórios, de artigos de borracha e plástico, de móveis, de produtos alimentícios e de bebidas, bem como Distrito Industrial.

Conta com infraestrutura, também, para receber visitantes, tais como hotéis, restaurantes e bares. Hoje conhecida como “Cidade Sedução” e com mais de 250 anos de fundação, Rio Pomba é referência para estudantes, para investidores na área de serviços e eventos que envolvem tanto o lazer (com o cinquentenário Torneio de Férias), com shows nacionais (Carnaval e Exposição Agropecuária), por exemplo, quanto a agroindústria e a pecuária, setores importantes para a economia do município e da região.

Além disso, por seu valor histórico, pelo conjunto arquitetônico preservado, compõe também a maior rota turística do país, a Estrada Real, ajudando assim no resgate das tradições e na valorização da identidade e das belezas da região.

NOTÍCIAS E EVENTOS