Loading...
Quem Somos 2024-12-18T23:20:47-02:00

O PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO

O Programa de Regionalização do Turismo, é a referência no que tange a Políticas Públicas e Gestão do Turismo, possuindo diretrizes estabelecidas por meio do Ministério do Turismo direcionados aos Estados e Municípios.

Em Minas Gerais através da Secretaria de Cultura e Turismo SECULT/MG, o processo engloba aos circuitos turísticos – IGR Instancias de Governança Regional, como parte integrante da Política Estadual de Turismo.

Atualmente, de acordo com a legislação vigente, Minas Gerais conta com 47 Circuitos Turísticos certificados, envolvendo todas as regiões de Minas Gerais e aproximadamente 600 municípios regionalizados. E conta com a FECITUR- MG que atua na representação da IGR em outras esferas.

A IGR CTCVM certificada desde abril de 2004,
atuando no âmbito do seu território instituído, inserindo seus municípios associados a Política de Regionalização do Turismo – PR.

QUEM SOMOS

 A IGR Caminhos Verdes de Minas é uma Instância de Governança Regional (IGR), composta municípios da Zona da Mata Mineira, que apresentam as mesmas afinidades econômicas, culturais, historias e sociais.

MISSÃO

a Promoção do turismo regional, através da governança e do empreendedorismo, valorizando a qualidade de vida, a cultura da Zona da Mata mineira e a utilização sustentável dos bens naturais locais.


NOSSOS ASSOCIADOS

Bicas, Chacara, Chiador, Descoberto, Goianá, Guarani, Guarara, Mar de Espanha, Pequeri, Piau, Rio Novo, Rio Pomba, Rochedo de Minas, São João Nepomuceno e Tabuleiro.

O Trabalho continuo e a integração dos setores caminham juntos.

O desenvolvimento do Turismo em uma região, se faz em conjunto, e requer aos associados (Prefeituras), bem como a rede empresarial, as entidades do Terceiro setor, aos Conselhos e munícipes, algumas responsabilidades e diretrizes a seguir, para o alcance do sucesso.

A IGR Caminhos Verdes de Minas atua junto aos seus municípios associados promovendo o desenvolvimento do Plano Regional e da Política de Turismo.

A assessoria técnica, o compartilhamento dos trabalhos e das oportunidades para a região turística fazem parte da gestão da IGR.