No início de maio, o ateliê Mineira Artesaneira, de São João Nepomuceno, brilhou em duas feiras em Belo Horizonte.A produção da artesã Maria Lila Caçador (@marialila.cacador) tem como carro-chefe brinquedos educativos tradicionais e “moças turbinadas”, que são bonecas desenvolvidas com materiais recicláveis, como garrafas pets e pedaços de tecidos das confecções. O trabalho tem mais de 25 anos, incluindo a exportação das bonecas para vários estados do Brasil e também para países como Estados Unidos, Japão e Alemanha.
“As moças turbinadas eu criei a partir da tentativa de dar a minha contribuição ao nosso ecossistema tão dilacerado pela falta de respeito de nós humanos com nossa mãe natureza. Sempre me incomodei quando eu via garrafas descartadas no chão. Como São João Nepomuceno é um polo de confecções, eu vi nesse nicho um enorme potencial para trabalhar materiais descartados por elas, transformando o que ia para o lixo em arte, em artigos de decoração. Tenho muito orgulho do meu artesanato, porque eu sei que estou dando a minha parte, a minha contribuição de cidadã que cuida do planeta”, explica Lila.
Em BH, as “moças turbinadas” foram destaque na Feira Vozes da Arte, no Centro de Artesanato Popular, e na Feirinha do Sal da Terra (Belvedere). Algumas ficaram expostas no Palácio das Artes, também na capital.