O município de Rio Pomba realizará, na próxima sexta-feira (20), o Seminário Regional da História do Desenvolvimento da Zona da Mata e a cerimônia de entrega da Comenda Padre Manoel de Jesus Maria.
O vigário, que faleceu em 1811, tem importante participação no desenvolvimento na região, considerado figura pioneira e icônica na colonização da Zona da Mata.
O evento abordará a formação e o desenvolvimento econômico, social e cultural, com discussão de temas históricos que abordarão desde a atuação do padre na promoção da educação e cristianização dos índios até as pesquisas arqueológicas recentes sobre as populações indígenas que habitaram a região, como os Coropós, Coroados e Puris.
A noite também será marcada pela entrega da Comenda Padre Manoel de Jesus Maria, instituída pela Lei Municipal nº 1.374/2011, a mais alta honraria do município de Rio Pomba, criada para reconhecer aqueles que, assim como o Padre Manoel, participaram do desenvolvimento e do progresso regional.
O evento é aberto a secretários de Cultura, historiadores, professores e todo público interessado e acontecerá no Clube dos Trinta, a partir das 18h.