Novidade importante para o turismo mineiro, que conta agora com o Plano Diretor do Turismo Verde. A iniciativa, lançada oficialmente na última semana, foi discutida ao longo dos últimos meses, em oficinas com a Secult-MG.
Os encontros reuniram participantes de 48 Instâncias de Governança Regionais (IGRs), inclusive a do Circuito Turístico Caminhos de Minas, 20 operadores nacionais, 42 receptivos mineiros e sete especialistas do mercado turístico verde.
O Plano envolve diversas ações, como a campanha de conscientização “Minas Verde”, direcionada a turistas, empreendedores e gestores públicos, projetos de educação ambiental, incentivos fiscais para municípios e estabelecimentos turísticos que adotarem medidas ambientais.
Há também a criação do Selo Verde Minas para cidades, vilas e estabelecimentos que sigam rigorosos critérios de sustentabilidade, além da implementação de sinalização de turismo no estado e a estruturação da Rota Verde, com o mapeamento e a promoção de rotas de ecoturismo.
A iniciativa também prevê ampla divulgação para mostrar o impacto das iniciativas verdes, capacitação e formação técnica, apoio logístico para gestores públicos interessados em aplicar soluções sustentáveis em suas cidades, e parcerias estratégicas com prefeituras, universidades, IGRs, empresas de energia limpa, startups e instituições ambientais, além de agências de turismo e operadores.
É turismo, é meio ambiente, é sustentabilidade!