É com muita alegria que damos as boas-vindas a Guarará, mais novo município associado ao Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas. Com 3.149 moradores, segundo dados recentes do IBGE, a linda e hospitaleira cidade faz limite com as vizinhas Maripá de Minas, Senador Cortes, Mar de Espanha, Pequeri e Bicas.
De origem tupi-guarani, Guarará significa ‘tambor usado pelos gentios’, ‘manhoso’ ou ‘investigador’ e é uma homenagem ao riacho Guarará, localizado na região da Vila de Queluz (atual Conselheiro Lafaiete). Lá nasceu a esposa do 2º Barão de Catas Altas, responsável pela emancipação do município da Zona da Mata.
Os casarios coloniais e as fazendas dão um clima especial à região, que tem vocação para o turismo rural e ecológico, onde o visitante pode conhecer alambiques, cachoeiras, ranchos e corredeiras. É famosa também pela boa gastronomia e pelas cachaças premiadas. Algumas estradas e trilhas do município fazem parte do percurso da Estrada para Louriçal, da recém-inaugurada Ciclorrota Descaminhos do Ouro.
Muito obrigado a Guarará, que muito vai engrandecer nossa IGR! Agora somos 15 municípios unidos em prol do desenvolvimento do turismo regionalizado!