O Carnaval é da liberdade, mas também da responsabilidade na nossa região. Vale pular, cantar e extravasar, curtindo ao máximo a extensa programação da folia nos 14 municípios do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas.
Mas é preciso também se atentar para algumas dicas básicas de segurança. Se liga em oito orientações que listamos para você.
1 – Cuidado com copos e garrafas de vidro
Corpos e garrafas de vidro estão proibidos no entorno da festa em alguns municípios. Opte por levar sua bebida em recipientes de plástico, evitando assim o risco de acidentes.
2- Celular, cartões e dinheiro sempre bem guardados
Mantenha aparelho de telefone, cartões e dinheiro guardados, evitando deixá-los em expostos em bolsos, mesas e cadeiras. Se possível, leve dinheiro trocado, em pequenas quantias. Tome cuidado também com o celular na hora das selfies.
3 -Não beba em copo de estranhos
Não aceite bebida de estranhos e fique atento ao seu copo. Fique de olho para que não seja colocado nada de origem duvidosa na sua bebida.
4 – Se beber, não dirija
Regrinha básica de trânsito. Em caso de consumo de bebida alcoólica, passe longe do volante e evite qualquer tipo de acidente.
5 -Não é não!
Saiba ouvir e dizer não. Isso vale para abraço, toque, beijo etc. Mesmo que a pessoa não diga claramente o “não”, há sinais que indicam recusa, como virar o rosto, se afastar ou não dar bola. Assédio é violência. Assédio é crime!
6 – Não se afaste dos amigos
A melhor maneira de curtir a folia é perto dos amigos. Evite se afastar e tenha sempre por perto a companhia de alguém da sua confiança.
7 – Sexo seguro
Em caso de relações sexuais, use camisinha. Além de método contraceptivo, é a melhor maneira de se manter livre das doenças sexualmente transmissíveis (DST).
8 – Vacina no braço
A pandemia de Covid-19 foi superada, mas, mesmo assim, não podemos nos descuidar. Caia na folia com todas as doses da vacina em dia, inclusive de imunizantes contra outras doenças. É segurança para você e todo mundo ao seu redor.