Atenção! Termina neste mês de abril o prazo para atualizações de dados do Cadastur e do Mapa do Turismo. Gestores e prestadores têm até 21 de abril para ficar em dia com suas obrigações.
O Cadastur permite ao prestador atuar de acordo com a Lei do Turismo. Por meio da emissão do Certificado Cadastur, os benefícios e vantagens são estendidos como o acesso a financiamentos; visibilidade nos sites do Cadastur; inclusão no Programa Viaje Legal; divulgação dos serviços em canais e redes sociais de órgãos oficiais, feiras e ações do Ministério do Turismo e participação em programas de qualificação.
É obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo que atuam como MEI. Outras atividades podem ser cadastradas em caráter opcional.
Como fazer o registro no Cadastur?
– Acesse www.cadastur.turismo.gov.br
– Clique em “Entrar com GOV.BR” (dados do prestador) e faça seu login. Caso ainda não possua acesso, crie sua conta
– Em seguida, vá em “Cadastrar Prestador”. onde deverá ser selecionada a atividade para cadastro e preenchido o CNPJ da empresa.
Já o Mapa do turismo brasileiro precisa ser atualizado pelas prefeituras e IGR, no sistema oficial do Ministério do Turismo. É uma ferramenta indispensável ao planejamento das políticas públicas do turismo e afins, reunindo informações sobre a realidade econômica e vocação do turismo, orientando os órgãos públicos nas consultas, na destinação de recursos diretos e emendas parlamentares federais, que visam desenvolver e promover o turismo.
O mapa ainda serve de base para outros setores públicos indiretamente inseridos neste contexto em ações como investimentos na infraestrutura, espaços públicos, capacitação e agrupamentos econômicos.
Confira todas as informações em cadastur.turismo.gov.br e mapa.turismo.gov.br. Em caso de dúvidas, os associados podem solicitar apoio da equipe gestora da nossa IGR.