Cachaças da região do Circuito Turístico Caminhos de Minas para conhecer e saborear

Neste mês de setembro os brasileiros celebraram o Dia Nacional da Cachaça. A data remete à Carta Real, publicada em 13 de setembro de 1649, proibindo a fabricação e a venda da cachaça em todo o território brasileiro.

Em 1661, produtores de cana-de-açúcar e proprietários de alambiques, indignados com as constantes cobranças de impostos e perseguidos pelos portugueses por vender a bebida, se revoltaram. No dia 13 de setembro, tomaram o poder no Rio de Janeiro resultando em um dos primeiros movimentos de insurreição nacional: a Revolta da Cachaça. Por causa da data, em 2010, o 13 de setembro foi escolhido pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados como o Dia Nacional da Cachaça.

Nos últimos anos ganharam força as iniciativas que valorizam os produtores, fortalecem a economia e preservam as tradições nacionais. No início do mês, por exemplo, foi realizado o “Descobrindo a Cachaça D’alambique”, em Belo Horizonte, reunindo entusiastas da cultura mineira para celebrar a tradição e a importância da cachaça de alambique para a economia e a cultura.

Alinhados a essa proposta de valorização, reconhecimento e divulgação dos alambiques, separamos alguns dos rótulos produzidos na nossa região. Todos premiados em diferentes concursos, para você conhecer e saborear:

📍 Cachaça Morro Velho – Bicas
📍 Cachaça Pereirinha – Guarará
📍 Cachaça Dom Bré – Guarani
📍 Cachaça Duim – Mar de Espanha
📍 Cachaça Araci – São João Nepomuceno
📍 Cachaça Taruana – São João Nepomuceno
📍 Cachaça Deixa Vir – São João Nepomuceno
📍 Cachaça Duquesa – São João Nepomuceno
📍 Cachaça Vitória – Guarará
📍 Cachaça Mais Uma – Maripá de Minas

Lembrando que a venda e o consumo de bebidas alcoólicas são proibidos para menores de 18 anos.

2024-09-24T11:16:51-03:00