Loading...
O Circuito 2021-11-07T12:27:28-03:00

O CIRCUITO TURÍSTICO CAMINHOS VERDES DE MINAS

A Associação dos Municípios do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas é uma Instância de Governança Regional (IGR), formada através do Programa de Regionalização do Turismo, instituída e atuando como responsável no âmbito da região dentro das diretrizes estabelecidas por meio do Ministério do Turismo, e Governo do Estado de Minas Gerais.

Organização sem fins lucrativos, localizada na Zona da Mata Mineira é composta pelos municípios de Bicas, Chacara, Chiador, Descoberto, Goianá, Guarani, Mar de Espanha, Pequeri, Piau, Rio Novo, Rio Pomba, Rochedo de Minas, São João Nepomuceno e Tabuleiro. É o órgão de ligação e representação dos municípios.

MISSÃO

Promoção do turismo regional, através da governança e do empreendedorismo, valorizando a qualidade de vida, a cultura da Zona da Mata mineira e a utilização sustentável dos bens naturais locais.

A HISTÓRIA DO CIRCUITO TURÍSTICO CAMINHOS VERDES DE MINAS

Os caminhos que marcam as Minas Gerais cortam as localidades desse Circuito.

São praças únicas, com casarões e igrejas históricas, coretos e manifestações culturais, fazendas centenárias e alambiques, as estações ferroviárias remetem a época de brilho dos Senhores Barões do Café, que se deu o início a ocupação de suas terras. As construções históricas com os casarões e Capelas do século XIX conferem aos destinos uma atmosfera bucólica que transporta os viajantes para outro período.

Os Caminhos Verdes têm uma vocação natural para a tranquilidade e o sossego, permitindo ao visitante explorar as belezas das regiões rurais mineiras, conferir de perto os hábitos do interior, apreciar a tradicional culinária simples,  sentar na praça e fazer  amigos.

Para quem gosta de aventura, os Caminhos Verdes apresentam cenário de passeios inesquecíveis e radicais. São Reservas ambientais, trilhas e cachoeiras dentro das matas,  Áreas de Voo de Asa Delta e  imensidão do Lago de Furnas.

Destaque para as manifestações culturais, a religiosidade e a ruralidade presentes em todos os municípios, com eventos que atraem turistas o ano todo. O ramo do vestuário, dos estudos e intercambio incrementam as opções do Circuito Caminhos Verdes de Minas.

LOCALIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

DEPOIMENTOS

Em breve…