As duas décadas de fundação do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas foram celebradas durante o Encontro de Prefeitos e Lideranças realizado nesta quarta-feira (12), em São João Nepomuceno.
Ao lado do Circuito, a realização do evento contou com a parceria do Sebrae/MG e da Agência de Desenvolvimento de São João Nepomuceno e Região. Para marcar a data, troféus de agradecimento foram entregues aos 14 municípios associados à Instância de Governança Regional do Turismo (IGR). Houve, ainda, a exposição de produtos da economia regional para o público participante.
Na mesma linha, o evento homenageou com troféus os ex-presidentes da entidade, pelos serviços prestados e pelo fortalecimento da instituição, desde a fundação. As entidades parceiras da IGR também receberam agradecimentos especiais.
A abertura coube ao presidente do Circuito, Marcos José da Silva, vice-prefeito de Tabuleiro. Entre os presentes, estiveram os prefeitos de Tabuleiro, Ailton Ferraz; de Guarani, Fernando Belotti; de Rio Pomba, Reginaldo Furtado e o anfitrião, Ernandes José da Silva, prefeito de São João Nepomuceno, além da vereadora de Guarani Roberta Vieira e gestores dos órgãos de turismo e cultura.
A gestora do Circuito, Luciene Braga, fez uma apresentação com o balanço das atividades realizadas pela entidade. Ela destacou o desenvolvimento do projeto de Roteirização Regional Descaminhos do Ouro, que visa à promoção do resgate geoistórico e cultural da Zona da Mata e do turismo como ferramenta das potencialidades no território da IGR.
Os antigos caminhos utilizados para desviar o ouro no século XVIII, os trajetos criados pelos contraventores e as expedições da Coroa deram origem às cidades que formam os Caminhos Verdes de Minas e agora são ofertados como atrativos turísticos.
Em fase adiantada de implantação, o cicloturismo é a primeira modalidade a ser explorada. O site exclusivo, a sinalização temática e imagens desta rota são etapas em fase de finalização.
Potencial econômico limpo e rentável
O evento contou com uma palestra do analista técnico do Sebrae, Paulo Veríssimo, a respeito das oportunidades de desenvolvimento para a região, a partir do Circuito Caminhos Verdes de Minas. Segundo ele, é possível agregar uma série de serviços e eventos, que envolvem gastronomia, artesanato e até mesmo o turismo religioso.
Paulo falou aos presentes sobre a riqueza e o potencial não só para alavancar o turismo, mas a economia em geral. Prova disso foi o espaço que o evento reservou para a exposição de produtos típicos da região, incluindo doces, geleias, queijos, cachaças e peças artesanais.
A rede de parceiros agrupados em prol do turismo regional foi outro destaque do dia. A participação da Emater/MG, Sistema FAEMG/Senar, Sindicato Rural de Bicas, Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (Cimpar), SICOOB/Rio Novo, Associação dos Artesãos e Agricultores Familiares de Goianá (Afago), Associação dos Artesãos, Artistas e Produtores Caseiros de São João Nepomuceno (Arteca), MARESP, empreendedores e produtores locais somando oportunidades e desejos em prol da região turística mineira.
Clique aqui e acesse mais registros do Encontro.