Numa conquista marcante para entidade, o Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas e seus municípios associados realizaram, na tarde desta quarta-feira (13), o seminário de lançamento da Ciclorrota Descaminhos do Ouro.
O evento, realizado no Coqueiro Parc Hotel, em Goianá, contou com 62 participantes, incluindo representantes de vários municípios e de instituições parceiras, como UFJF, Sebrae, Emater e Senar. Registro especial também para o patrocínio do Governo de Minas, por meio da Secult e do Projeto “Reparação de Brumadinho”, para a Fecitur e para a UFV. A todos, os nossos agradecimentos!
Márcio Sabones, presidente do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, faz um resumo da importância histórica dos descaminhos para a formação das cidades. “A rota é o caminho proibido, uma rota proibida pela Coroa Portuguesa, que dizia que se as pessoas passassem por essas terras, poderiam ser atacadas por índios canibais. Era uma forma de intimidar e combater a contravenção. Ou seja, era uma rota alternativa que muitas pessoas utilizavam para escoar o ouro até os portos do estado do Rio de Janeiro, evitando os altos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa.
Ainda conforme ele, a iniciativa lançada ontem é uma promoção ao turismo sustentável da região, estimulando cultura, história, meio ambiente, gastronomia e esporte.
A Ciclorrota tem 420km de extensão, explorando regiões por onde o ouro era contrabandeado da Coroa Portuguesa no século XVIII, em trilhas e estradas de Bicas, Chácara, Chiador, Descoberto, Guarani, Guarará, Goianá, Mar de Espanha, Pequeri, Piau, Rio Novo, Rochedo de Minas, Rio Pomba, São João Nepomuceno e Tabuleiro.
O trecho está totalmente sinalizado com placas temáticas para orientar o ciclista. Para completar, o site oficial lançado ontem traz informações como contexto histórico da rota, dados técnicos do percurso e links para os principais aplicativos de navegação, além da lista de serviços oferecidos na região.
Agradecemos a todos que participaram deste dia histórico. Nossa gratidão também à IGR Serras de Ibitipoca, Gamboa Eventos, Elo Net, Sicoob e ao Coqueiro Parc Hotel, parceiros que contribuíram para um evento nota 10!
Com a rota lançada, fica nosso convite a moradores, turistas e entusiastas do ciclismo para conhecerem, prestigiarem e valorizarem as belezas regionais. Confira os canais oficiais do projeto:
Instagram: @descaminhosdoouro
Youtube: @DescaminhosdoOuro
Site: cicloturismo.descaminhosdoouro.com.br