Foi com muita alegria que nos reunimos em Rio Novo, para a primeira assembleia da IGR Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas em 2023. O encontro, realizado na manhã de terça-feira (31), também marcou a retomada das discussões presenciais, depois de longo período de reuniões on-line, devido à pandemia de Covid-19.
Estiveram presentes representantes dos 14 municípios associados, incluindo gestores de turismo, cultura, esportes, desenvolvimento econômico e meio ambiente; além de entidades externas, como Emater, Senar e empreendedores regionais. Todos foram recepcionados na Câmara Municipal pelos vereadores Guilherme Nogueira e Eduardo Miranda, pela diretora de Turismo de Rio Novo Fabíola Guedes e pela diretoria do Circuito.
A grande pauta do dia foi a “Ciclorrota Descaminhos do Ouro: os Caminhos Proibidos da Zona da Mata Mineira”. O objetivo da iniciativa é promover, através do transporte por bicicleta, uma maneira saudável, econômica e ecológica de fazer turismo por caminhos rurais e históricos, que congregam o território da IGR Caminhos Verdes de Minas.
Durante o encontro, houve a entrega do projeto técnico desenvolvido pela Suçuarana Ecoturismo Ltda – do consultor e guia Hugo Gavioli – e apoiado pelo professor Alain de Oliveira, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Também foi realizada a apresentação do memorial da sinalização turística específica da rota e a criação de arquivos específicos de utilização em ferramentas digitais (aplicativos) para a comercialização dos produtos da região.
Outro momento importante foi a oficialização das assinaturas dos termos associativos, além da entrega dos certificados de participação nas atividades de 2022 e a certidão do ICMS Turismo 2022.
Agradecemos a todos que compareceram a essa intensa troca de experiências, que firma o comprometimento com o desenvolvimento do turismo na nossa região.